Quarta-feira, 30 de Julho de 2008
´Rua Ávaro Dória

                  RUA ACADÉMICO ANTÓNIO  ÁLVARO DÓRIA

 

Situada entre a Avenida Antero de Quental e a rua Albano Belino, (zona do Feira Nova) o topónimo “Académico António Álvaro Dória”, foi atribuído pela Câmara Municipal, em homenagem à ilustre figura de um homem que não sendo natural de Braga, muito contribuiu para, através de entre outros, nos seus trabalhos na Revista “Bracara Augusta” projectar bem longe, o nome da Cultura Bracarense.

 

Álvaro Dória, de seu nome completo António Álvaro da Silva Dória, nasceu no Porto a 26 de Outubro de 1902. Filho do professor Raul Dória, fundador da Escola do mesmo nome para o ensino da contabilidade, “formou-se dentro do mesmo espírito”, diz o “in memoriam” publicado em “Bracara Augusta”, após o seu falecimento.

 

Na Escola do seu pai tirou o Curso Geral do Comércio, passado a fazer parte, apenas com 17 anos, do seu corpo docente. Ainda durante alguns anos e depois da morte de Raúl Dória, continuou a leccionar na mesma escola. No entanto em 1929, deixou o Porto e veio definitivamente para Braga, onde no ano seguinte se fixou com a família até à data da sua morte ocorrida em 9 de Setembro de 1990.

 

Nesta cidade desempenhou diversificadas actividades docentes: foi em vários colégios da cidade, professor de português, francês, inglês, e história. Na escola Industrial e Comercial Dom Frei Bartolomeu dos Mártires, leccionou as cadeiras de Contabilidade e Grafias.

 

Dentro das suas habilitações profissionais, foi contabilista de algumas empresas bracarenses e foi nomeado como perito contabilista nos Tribunais de Braga e Monção.

 

Membro destacado de associações culturais e profissionais, podem mencionar-se a Sociedade Histórica da Independência de Portugal, Associação Jurídica de Braga, Sociedade Martins Sarmento, Academia Portuguesa de Ex-Libris, Instituto Português de Heráldica, Sociedade de Geografia de Lisboa. As associações estrangeiras também figuravam no seu curriculum – British Historial Society e Academia degli Artisti e Professionisti de Roma, Associação Internacional de Contabilidade. Foi sócio fundador da Associação Portuguesa de Técnicos de Contas e do Sindicato Nacional dos Contabilistas e Empregados de Escritório de Braga.

 

A sua actividade como publicista e investigador distribui-se pelos domínios da historiografia, da literatura, da língua, da administração e da contabilidade, deixando inúmeros trabalhos em jornais, revistas da especialidade e em livros. Traduziu ainda para português vários autores ingleses e franceses.

 

Além da “Bracara Augusta”, colaborou em outras revistas como “Quatro Ventos”,  na “Sciência Jurídica”, e ainda no “Dicionário da História de Portugal” e no “Dicionário da Literatura Portuguesa, Brasileira e Galega”.

 

Na “Bracara Augusta”, o Académico António Álvaro da Silva Dória, além de ter publicado vários artigos de índole histórica, desde os anos 50 do passado século vinte,  sempre a sua escrita se fez sentir através da secção “Gabinete de Leitura”, colaboração que apenas foi interrompida pela sua morte.

 

Mas para além das suas qualidades invulgares de trabalhador infatigável e prolífero, diz o “in Memorian” referido já, Álvaro Dória deixou àqueles que com ele mais directamente privaram um raro exemplo de integridade moral, de responsabilidade cívica e de desprendimento pessoal, de resto qualidades que lhe foram reconhecidas quando em Braga, há anos se Comemorou o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Presidente da Republica Portuguesa, Mário Soares, o condecorou.

 

Braga, 16 de Junho de 2008

 

                                                             LUÍS COSTA

 



publicado por Varziano às 19:55
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

27
28
29
30
31


posts recentes

consequencias da 2ª g.Gue...

Bom Jesus 1

Bom Jesus 2

Bom Jesus 3

Bom Jesus 4

Bom Jesus 5

Bom Jesus 6

Bom Jesus 7

Bom Jesus 8

Bom Jesus 9

arquivos

Maio 2013

Dezembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds