Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2009
A basilica dos Congregados - anexo
Basílica dos Congregados – 4 – Anexo
Pela lei de 20 de Abril de 1911, os bens da Basílica dos Congregados, da Paróquia de São Lázaro, também foram arrestados a favor do Estado.
(Cópia do duplicado do inventário, existente no Arquivo da Câmara Municipal de Braga e continuação da freguesia de São José de São Lázaro )
IGREJA DOS CONGREGADOS
Aos dias do mês de Agosto de mil novecentos e onze, primeiro da República, nesta Igreja dos Congregados e sacristia, sita no Campo de Santa Ana, desta cidade, compareceu a Comissão Concelhia de Inventário, retro mencionada e António Maria Rodrigues, secretário da Irmandade a quem está a cargo a conservação do edifício, passando-se a proceder à continuação do arrolamento pela forma seguinte:
BENS IMOVEIS
Nº 16
Um edifício igreja, designado dos Congregados, com uma torre com três sinos e uma sineta, tendo interiormente nove altares incluindo o da capela-mor. Ao fundo da capela-mor, do lado esquerdo está a sacristia e junto a esta uma capela denominada de Stº António, com a imagem do santo, que ultimamente foi transferida para um altar da igreja. Ao lado esquerdo do templo há uma porta que dá entrada para a mesma, com um corredor que dá acesso a escadaria de pedra para o coro, tendo este outras dependências, antigas celas dos frades, que são hoje habitadas pelo sacristão da igreja.
BENS MOVEIS
Nº 17
Um órgão do coro da igreja.
Paramentos
Nº 18
Um terno branco com estolas e manípulos
Um terno preto de veludo com estolas e manípulos
Uma vestimenta de matiz prateada com estolas e manípulos
Outra dita igual
Doze vestimentas com estolas e manípulos, seu véu branco, duas carmesins de damasco, duas verdes, duas roxas e três pretas, todas de damasco à excepção três capas, digo, excepção das brancas.
Três capas de damasco, duas brancas e uma preta
Dez véus de cálice de diversas cores
Dez bolsas de corporais de várias cores
Catorze alvas
Dezoito amitos
Quarenta e oito corporais
Trinta palas
Doze cordões
Dez manusterios
Trinta sanguíneos
Catorze toalhas dos altares
Cinco toalhas de lavatório
Três sobrepelizes
IMAGENS
Nº 19
Imagens da Senhora da Assunção, S, Filipe de Nery, S. Francisco de Salles, Santa Maria Madalena, Anjo Custódio, Arcanjo São Miguel, São Braz, Stª Leocádia, Jesus Menino, Stª Bárbara, S. Manuel, S. João Baptista, Senhora da Saúde, S. José, S. Joaquim, Numia (?) de São Pio, oito imagens relíquias, Stº António, Stª Ingracia, Stº Teresa, S. Bento, Stª Joana, Stª Isabel, Senhora da Lapa, Santa Rosa de Lima, Senhor Crucificado, S. João, Nossa Senhora e S. Teotónio.
Nº 20
Nove banquetas com seus castiçais e crucifixos
Quarenta e dois quadros de diversos tamanhos em mau estado, sendo um artístico, representando um cordeiro,
Dois espelhos com talha na sacristia, artísticos, pelos quais já ofereceram cem libras
A este arrolamento foi presente o secretário da irmandade ( António Maria Rodrigues ), erecta nesta igreja,
Todos os bens e valores aqui descritos foram entregues para guarda e conservação à Junta de Paróquia desta freguesia, aqui representada pelo presidente respectivo e de como os recebeu vai assinar, bem como todos os mencionados e comigo secretário. Em seguida foi pelo senhor Presidente marcada a continuação dos trabalhos na Igreja da Penha, desta mesma paróquia por não haver mais nada a arrolar nesta igreja. De tudo para constar se lavra este auto, que por todos os mencionados vai ser assinado, depois de lhes ter sido lido por mim Sebastião José do Lumiar Ramos, secretário que o subscrevi assino.
Norberto Ferreira Guimarães
Manuel Joaquim de Paiva
José da Paixão Pereira
Sebastião José do Lumiar Ramos