Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2009
A igreja da Penha
A igreja da Penha – anexo
Também a igreja da Penha, pertencendo à Paróquia de São José de São Lázaro, foi sujeita ao arrolamento ordenado pela lei de 20 de Abril de 1911 :
IGREJA DA PENHA
Aos dois dias do mês de Agosto de mil novecentos e onze, primeiro da Republica, nesta igreja da Penha e sala de sessões do Asilo de D. Pedro V,. compareceu a Comissão Concelhia de Inventário atrás mencionada, e presente o secretário da Comissão Administrativa do Asilo, Afonso Miranda, por este foi informada que a dita igreja fora cedida por lei a êste Asilo, em virtude do que o Presidente deu por encerrado êste auto, que vai ser assinado por todos os mencionados e por mim Sebastião José do Lumiar Ramos, secretário que o subscrevi e assino.
Norberto Ferreira Guimarães
Manuel Joaquim de Paiva
José da Paixão Pereira
Sebastião José do Lumiar Ramos
NOTA: Os objectos que se acham sublinhados a tintas vermelha ( refere-se ao inventário dos Congregados ) e que constam da verba nº 20 foram considerados artísticos pelo seu grande valor, passando por conseguinte a serem descritos em inventário especial.
TERMO DE ENCERRAMENTO
Em 2 de Agosto de mil novecentos e onze, primeiro da Republica, NA Administração do Concelho de Braga, reuniu a Comissão Concelhia de Inventário composta do Presidente Tenente Norberto Guimarães, secretário Sebastião José do Lumiar Ramos, por delegação do secretário de finanças, e vogal agregado Dr. José da Paixão Pereira. Examinando o presente processo e o seu duplicado referente aos bens da freguesia de S. Lázaro ( igreja de São Lázaro, Congregados e Penha ), verificamos que ele se acha escrito em seis folhas de papel, que vão devidamente numeradas e rubricadas pelos membros da Comissão.
De tudo para constar se passou este termo com o qual damos por encerrado o referido inventário para ser enviado um exemplar à Comissão Central e outro à Câmara Municipal, na conformidade do disposto no artº. 67 da lei de 20 de Abril de 1911. E eu, Sebastião José do Lumiar Ramos, secretário que subscrevi e assino.
Norberto Guimarães
José da Paixão Pereira
Sebastião José do Lumiar Ramos